fbpx

Torre de Babel Moderna
Os problemas na transmissão e recepção de informação

Em meados de 2016, em uma aula do MBA, o professor decidiu fazer uma dinâmica. Dividiu a aula em dois grupos e disse a um grupo:

Vocês representam comerciantes ocidentais e precisam negociar um certo “Vaso” muito antigo que vale muito.

Ao outro grupo:

Vocês representam uma dinastia oriental que possui um Vaso muito valioso culturalmente. Não abram mão dele.

Até aí tudo bem, todos achávamos que seria um exercício comum de Negociação… quando um detalhe foi acrescentado na dinâmica. Apenas para o grupo oriental o Professor disse:

“Vocês têm por cultura o comportamento de esperar 10 segundos antes de responder qualquer pergunta. Para demonstrar que vocês ouviram e refletiram sobre o assunto. Responder antes disso pode passar a impressão de que estão afobados ou que nem ouviram o que foi falado. Então como regra da dinâmica, esperem 10 segundos antes de falar.”

Esse simples detalhe fez com que a dinâmica virasse um caos completo! O time ocidental, super ansioso jogava uma frase… passava 1 segundo e não vinha a resposta… Logo outra pessoa do grupo ocidental jogava outra pergunta.. ou tentava explicar a primeira frase… e assim por diante. Pareciam não conceber a ideia de que alguém não respondesse de imediato.. O silêncio não durava 1 ou 2 segundos e o time, com certo incômodo, largava uma nova frase.

A dinâmica terminou sem o lado oriental ter dito uma palavra sequer.

Nem 1 palavra.

Era um exercício de negociação? Sim. Era um exercício sobre culturas diferentes? Sim. Mas o que me marcou e o que me leva a contar este caso é outra coisa…

É o quanto não sabemos conversar. O quão falho é o nosso ato de tentar se comunicar. O quão pobre tem sido nossas discussões e troca de informações pelo simples fato de que pecamos na hora de transmitir.

A comunicação foi um dos principais motivos que nos fez chegar até aqui como sociedade/sobrevivência e evolução da nossa espécie e mesmo assim pouco valor damos a esta habilidade.

Pensando neste contexto, fiz o vídeo abaixo explorando um pouco algumas técnicas, conceitos e exemplos para você treinar e aplicar em sua vida.

Se você viu o vídeo e ficou pensando:

“Nossa, verdade. As pessoas se comunicam mal…”

“Como eu queria que tal pessoa visse isso…”

Então eu falhei.

Esse vídeo não é sobre os outros..é sobre você.

Veja ele se colocando no centro, como protagonista do seu projeto como indivíduo, como eterno aprendiz e tentando identificar como você vai usar em seu dia-a-dia… e não terceirizando a culpa achando que não tem problemas de comunicação.

Até a próxima!

Referências citadas no vídeo: Metamodelo, Ter – Performance, Jordan Peterson – Listen (lá pelo 6m40s), Discurso Obama –  Ethos, Pathos, Logos, Falácia post hoc

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

 Comentários

Deixar um comentário

Felipe Neto

Felipe Neto

Apaixonado por Inovação, Música e filosofia sou um entusiasta de ideias inspiradoras e reflexões que levem ao desenvolvimento do indivíduo e sociedade. Formado em Administração e pós graduado em Gestão de Negócios, atuo com Tecnologia e Inovação desde 2011, tendo atuado como Gestor de P&D, Inovação e Consultor de negócios.

Ver mais conteúdos
Ver mais conteúdos