Me permita contar uma história particular…
Durante esta pandemia de COVID-19, realizei mais de 500 horas de capacitações, somado a isto assisti mais de 30 filmes de 2h cada, mais de 40 vídeos e li em torno de 20 livros com um objetivo bem definido e determinado.
Poder entregar através de tudo aquilo que eu viesse a produzir:, conteúdos de excelência, focado e transformador, para auxiliar você e todos aqueles que eu pudesse impactar, a ter uma vida mais equilibrada e com alta performance.
Este conhecimento que adquiri, só teve sentido para mim, por ter sido totalmente aderente a minha história de vida: social, familiar, profissional…, ou seja, apliquei na prática absolutamente tudo:
- Fiz um processo de coach de 12 semanas completo, 100% dos exercícios,
- Concluí 2 programas de Inteligência Emocional com todos os exercícios propostos,
- Resenhei 100% dos livros e filmes
- E muito mais…
E mais importante, só me senti confiante e determinado a levar para você, depois que coloquei em prática tudo o que aprendi e confrontei com toda a minha história de vida.
Somente depois que o conhecimento e a prática se encaixaram é que pude dar o próximo passo.
Absolutamente tudo que aprendi, coloquei em prática seja ela no ambiente profissional (Nos meus negócios e empresa – Todos os líderes da empresa tiveram seus perfis comportamentais mapeados, todos com sessões de devolutivas, além de um mapeamento completo da empresa – DNA Empresarial), seja no ambiente familiar (Minha esposa e filha, fizeram coach de 12 sessões cada, comigo, uma imersão de Inteligência Emocional (Método CIS Família) e todos aqui em casa com Perfis Comportamentais completos e com devolutivas. Só para citar alguns pontos.
Hoje venho colaborando na vida de várias pessoas na busca da uma melhor performance, seja ela pessoal, profissional, familiar, dentro de uma vida equilibrada, especialmente pelas experiências que me permiti viver.
OBESIDADE CULTURAL
Porém uma grande preocupação que sempre tive, foi em relação a obesidade cultural. Isto mesmo, e estamos cheios de pessoas com conhecimentos incríveis que infelizmente nunca foram colocados em prática, sendo verdadeiros acumuladores culturais.
São pessoas que julgam saber horrores, e de fato na teoria, algumas sabem muito, tem respostas para tudo, porém na prática são limitadas, carecem de profundidade, ou seja, absolutamente sem sabedoria alguma.
Indico aqui um filme incrível para você compreender o que estou falando: gênio indomável!!
Encerre a leitura deste post e corre lá assistir. Se já viu, reveja com estes olhos de agora. O conhecimento dele fascina, seduz, porém… e a sabedoria?
[Procure no seu serviço de streaming de preferência e caso não encontre, entre em contato comigo que te auxilio, porque vale muito a pena]
Assista ao filme e tenha atenção especialmente a passagem onde eles estão no lago conversando.
Adquirimos sabedoria quando conseguimos colocar o conhecimento adquirido em prática.
Só depois de termos passado pelo processo todo, do aprendizado posto em prática, com todos seus erros, acertos, experiências apreendidas, é que iremos adquirir a verdadeira sabedoria.
CONHECIMENTO + PRÁTICA = SABEDORIA
Nesta jornada da vida conheci algumas poucas pessoas verdadeiramente SÁBIAS e uma infinidade de pessoas com conhecimento.
O perigo de seguirmos em frente com pessoas que tem conhecimento é que pouco sabem o que fazer com aquele conhecimento e por isto, extremamente perigoso seguirmos neste caminho.
“É somente na arena da vida que se revelam os grandes gladiadores”
Deivis Tavares
A dica que eu deixo:
- Viu uma publicação (seja lá o lugar que viu: Insta, Face, Blog, Jornal, TV, Whats…) gostou do que leu ou assistiu, pesquise sobre o autor, sobre a pessoa que postou, escreveu…
- É um texto sobre Empreendedorismo, veja as empresas que o autor constituiu e sua situação atual
- É um vídeo sobre Performance Pessoal, veja onde esta pessoa se encontra na vida
- Está falando de famílias e filhos, veja como é a família dele, dela, suas fotos, filhos, cônjuge, companheira(o).
Seja um stalker¹ em busca de sabedoria e não de celebridades.
¹Stalker vem da palavra em inglês que significa perseguir, porém hoje é usado como um termo para aquela pessoa que entra no perfil de redes sociais de outro para “vasculhar” suas publicações com a intenção de conhecer mais sobre a mesma.