fbpx

Em tempo que os sentimentos estão a flor da pele, este assunto vem visitando minha alma com frequência.

Você já se perguntou o quanto de nós fica em cada ser humano que convivemos? Que conhecemos? Que nos relacionamos?

Você já pensou a responsabilidade que temos ao emitir uma opinião? Um sentimento?

Estas perguntas vêm cantarolando na minha mente assim como uma música chiclete, que te pega e não solta mais.

Diariamente lidamos com diversas pessoas, algumas mais próximas, outras nem tanto. Por algumas, só cruzamos pelo caminho de volta para casa. O fato é que a cada interação que temos, de alguma forma derramamos um pouco de nós sobre o outro.

E é sobre este derramar de vida que quero falar.

Sei que somos responsáveis pelos sentimentos que fazem morada em nossa alma, a teoria fala isso: Não importa o que te deem, fique somente com o que te agrega.

Esta colocação é linda e romântica, sim romantizada, porque na prática nem sempre estamos prontos para filtrar o que recebemos.

E é aí que mora o perigo. Quando me derramo sobre alguém sem passar minhas palavras e ações pela peneira do bom senso e da reciprocidade, devo estar ciente do impacto emocional e até físico que posso causar no outro.

Nunca esqueço desta frase: Uma mentira ou opinião repetida diversas vezes pode acabar sendo tomada como verdade.

Entendi a importância da responsabilidade emocional no dia em que me faltaram com ela. Acredito que nem todas as pessoas tenham ciência do poder que temos sobre o outro. Porém, uma vez que adquirimos este conhecimento o jogo muda de prisma. Passamos a saber que dentro de um diálogo cotidiano podemos organizar e desorganizar mil coisas na mente de alguém.

Com este assunto na mesa, te convido a refletir: Quantas almas você já aprisionou por aí? E quantas vezes já fostes o prisioneiro? Trago estas reflexões para que possamos ser melhores como indivíduos, capazes de construir um mundo com mais responsabilidade e amor.

Fernanda Moreira

Fernanda Moreira

Gestora de negócios e produtos do Grupo Processor. Pensadora convidada do Dynamic Mindset. Nascida no Rio Grande do Sul, graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Laureate International Universities. Com 6 anos de experiência em gestão de pessoas, comunicativa e mente inquieta.

Ver mais conteúdos

Deixar um comentário

Ver mais conteúdos