fbpx

Outro dia destes estava em uma maratona de imersão em negócios e o treinador comentou: “Para mim, todo mundo é substituível!!” e emendou com um discurso sobre desempenho, ir atrás, etc.

No momento aquilo me incomodou, algo não ficou bem dentro de mim com aquelas afirmações e tudo o que foi falado depois.

Ficou claro que a linha de raciocínio era despertar a Alta Performance nas pessoas, nos colaboradores, atletas… Compreendo o desejo do treinador mas a forma estava totalmente equivocada. Ele claramente estava buscando acionar nas pessoas o senso de desempenho, porém a ferramenta que ele escolheu foi o MEDO, sim, o medo de perder um campeonato, uma partida, uma disputa, o emprego, o projeto, a chance de acender na carreira e assim por diante.

Ao final daquele dia, antes de fazer a minha meditação da noite, repassei em minha cabeça várias pessoas que admiro muito, tenho como referências na minha vida, nos mais diferentes campos de atuação de cada um: Pelé, Ayrton Senna, Michael Jordan, Santos Dumont, Albert Einstein, Steve Jobs, Thomas Edison e uma lista interminável que poderia facilmente passar por Beethoven, Elvis Presley , Picasso…  e porque não: Mamonas Assassinas, Os Trapalhões, Paulo Gustavo…

O que estas pessoas todas fizeram de diferente? Certamente são muitas respostas, mas é fato que faziam o que gostavam e o que sabiam, arrisco com grandes chances de acerto… cumpriam seu PROPÓSITO e sua MISSÃO neste plano, com seus SONHOS e VALORES alinhados com suas METAS e OBJETIVOS.

E desta forma, mostraram, provaram que sim: SÃO INSUBSTITUÍVEIS!!

Foto Santos Dumont – 14 Bis – 13.09.1906 – Autor Desconhecido – Domínio Público

Em meus diversos anos de empresa, já passaram muitas pessoas que contribuíram e tenha certeza, todas foram ÚNICAS. Cada uma contribuiu da sua forma, da sua maneira, com a sua luz e força e quem entrou depois para dar sequencia, fez o mesmo, mas nada foi igual.

Todos, dos heróis que admiramos aos colegas do dia-a-dia, cometeram erros, mas acredito que ninguém se lembra que Beethoven era SURDO, Steve Jobs era ARROGANTE e EXPLOSIVO, Picasso era INSTÁVEL, Elvis era meio PARANÓICO.

Mas honestamente, o que importa disto. Todos queremos ver e rever as vitórias do Senna, sentir o prazer das sinfonias de Beethoven, usufruir das incríveis criações de Jobs, Edison…

Assim cabe a VOCÊ, LÍDER da sua empresa, da sua equipe, do seu time, cabe a você PAI e MÃE, conseguir visualizar e extrair o melhor de cada ser humano que está em sua frente, com AMOR e fazer brilhar os PONTOS FORTES de cada um.

Você trabalha os impedimentos, as fraquezas deles, mas são os PONTOS FORTES que precisam ser ressaltados, não o contrário.

Você não pode se tornar o treinador que cortaria um Garrincha por ter as pernas tornas, um professor que mandaria de volta para casa um Thomas Edison (conhece esta história?),  ou não ganhando os campeonatos que participou [Minha filha Amanda Criscuoli ], ou um pai que não acreditaria em seu filho vendo ele chegar sempre em último nas corridas de kart (dê uma pausa no meu texto e assista este vídeo abaixo para entender o que e de quem eu estou falando – preste atenção na fala do treinador Bruno Cobra no minuto 03:46 do vídeo)

Tenho certeza que você não vai querer ser o PAI ou a MÃE que vai acabar com o futuro da sua FILHA.

Nem o LÍDER que vai acabar com a carreira do seu LIDERADO!

Nem o TREINADOR que não vai fazer de tudo para colocar o seu ALUNO no pódio!

A mensagem que desejo passar é que SIM, VOCÊ É ÚNICO!!

“SÓ VOCÊ POSSUI O TALENTO ÚNICO QUE DEUS LHE DEU!”

Tenha a absoluta certeza que NINGUÉM NESTE MUNDO TE SUBSTITUIRÁ!!

“Ainda não está convencido disto, peça ao seu PAI, sua MÃE, sua FILHA, seu FILHO, seus VERDADEIROS AMIGOS, se você deixasse este plano hoje, por quem eles te substituiriam?”

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

 Comentários

Deixar um comentário

Deivis Rogerio Tavares

Deivis Rogerio Tavares

Especialista em Performance Pessoal e Profissional, Empresário, Consultor, Palestrante, Pai de Atleta. Mais de 20 anos de experiência profissional em Comunicação, Marketing e Vendas, Tecnologia da Informação, Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos e de Processos de Negócios, trabalhando em projetos dos mais variados portes e tamanho de empresas.

Ver mais conteúdos
Ver mais conteúdos