fbpx

Quanto você está deixando de atingir na sua vida, por viver dentro da “bolha” da Zona de Conforto, limitado pelo MEDO? 

O que te aprisiona neste estado?

Os 4 medos básicos da humanidade

Os egípcios a mais de 10.000 anos atrás, ensinavam no templo de Kom Ombo, próximo a cidade de Aswan, treinamentos sobre CORAGEM!!

Neste templo ensinava-se aos seus iniciados a arte para dominar os 4 medos básicos da humanidade:

  • Medo do abandono
  • Medo de perder
  • Medo de enfrentar
  • Medo da morte

Segundo este povo, os medos fazem parte da vida terrena, devido a nossa “energia densa” que gera APEGO e por consequência a CRENÇA na DOR e no SOFRIMENTO.

A visão Budista, também relaciona o MEDO com o APEGO. Segundo esta visão, quanto mais somos apegados a algo ou alguém, mais tememos nos separar desses, ou perdê-los. Por exemplo: se somos muito apegados a uma pessoa e muito dependentes emocionalmente dela, tememos que o relacionamento se encerre. Se somos muito apegados a questões financeiras, receamos que não seja suficiente o que possuímos. O mesmo vale para nossos empregos, nossas empresas, negócios e assim por diante.

Se por um lado é normal nos preocuparmos com estas questões, por que fomos criados dentro deste modelo de APEGO, por outro lado esta visão nos cria muitas dificuldades como: ansiedade, negatividade e principalmente nos transforma em pessoas que muitas vezes deixam de ir além, deixam de evoluir podendo chegar ao ponto de termos uma vida toda “travada”, andando de lado, muito abaixo de nossa capacidade.

Por outro lado, a existência do medo é vital em nossa vida, sem ele não teríamos a correta noção do que podemos realizar, quais riscos então envolvidos, nos mantendo vivos e, como sempre falo sobre as atividades de escalada em rocha da minha família:

“O medo é o responsável por nos trazer de volta para casa após cada aventura”

Sem esta noção, acharíamos que andar em uma motocicleta a 190Km/h numa rodovia movimentada não resultaria em nada mais além de uma grande descarga de adrenalina, o que sabemos ser o oposto. Escalaríamos montanhas, despreparados e sem o auxílio de equipamentos de proteções, resultando inevitavelmente em acidentes fatais.

Sem o medo seríamos empresários inconsequentes, líderes de equipes e colaboradores que colocariam suas atividades e as atividades das empresas onde trabalham, em completo RISCO.

Zona de conforto

“Uma zona de conforto é um estado psicológico em que as coisas parecem familiares para uma pessoa e ela está à vontade e (percebe que está) no controle de seu ambiente, experimentando baixos níveis de ansiedade e estresse.” 

A renomada autora Brené Brown descreve a zona de conforto desta forma:

“Onde nossa incerteza, escassez e vulnerabilidade são minimizadas – onde acreditamos que teremos acesso suficiente a amor, comida, talento, tempo, admiração… Onde sentimos que temos algum controle.”

Brené Brown

Nesta representação gráfica que montamos, fica mais fácil de compreender como funciona a Zona de Conforto e o quanto distante ficamos em relação a:

  • Realização de sonhos
  • Atingir novas metas
  • Conquistar novos objetivos
  • Crescimento pessoal e profissional
  • Viver plenamente nossas capacidades (alta performance)

Se você deseja conquistar SUCESSO, PODER, FAMA, PROSPERIDADE, ficar no TOPO do seu ESPORTE, CARGOS ELEVADOS em uma empresa, SER EMPRESÁRIO, CASAR, TER FILHOS e uma infinidade de outras IMPORTANTES CONQUISTAS, responda, não para mim, mas para VOCÊ MESMO, olhando com atenção para a representação gráfica que coloquei aqui:

1. Em qual ou quais zonas eu estou hoje?___________________________

Agora analise seu dia, sua semana, seu mês e responda sinceramente e com honestidade:

2. Quantos por cento estou vivendo em cada zona:

  • Zona de conforto:  _____ %
  • Zona do medo: _____ %
  • Zona de aprendizagem: _____ %
  • Zona de alta performance: _____ %

O que mais me “perturba” de tudo o que coloquei aqui, é saber que a milhares de anos atrás, existiu um povo que tinha até mesmo um templo para ensinar CORAGEM e hoje em dia, cada vez mais vemos EMPRESÁRIOS, LÍDERES, PAIS, MÃES, FILHOS… NAÇÕES, LEGIÕES INTEIRAS de pessoas absolutamente paralisadas com suas vidas e seus processos evolutivos, simplesmente por MEDO!!

O quanto VOCÊ tem se dedicado na sua vida a aprender sobre CORAGEM?

Para você que está aqui, deixo um recado importante: Será que serão as tuas habilidades, as técnicas que você irá aprender ou já aprendeu na escola, na universidade, na sua carreira que te levarão para a ZONA DE ALTA PERFORMANCE?

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

Deixar um comentário

Deivis Rogerio Tavares

Deivis Rogerio Tavares

Especialista em Performance Pessoal e Profissional, Empresário, Consultor, Palestrante, Pai de Atleta. Mais de 20 anos de experiência profissional em Comunicação, Marketing e Vendas, Tecnologia da Informação, Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos e de Processos de Negócios, trabalhando em projetos dos mais variados portes e tamanho de empresas.

Ver mais conteúdos
Ver mais conteúdos