Ao longo de nossas jornadas profissionais, além de adquirir as habilidades técnicas para resolver assuntos específicos às nossas funções, muitas vezes desenvolvemos habilidades não técnicas ou habilidades interpessoais. O sucesso em determinadas áreas pode ser alcançado pelo nosso talento individual, observando o ambiente que estamos imersos, ou simplesmente por repetição de nossas atividades, não necessariamente pela absorção de conhecimentos fundamentais para execução e entendimento das atividades base.
O conhecimento fundamental é o conjunto básico de habilidades necessárias para a realização de tarefas, formando uma base sólida crucial para o crescimento profissional sustentável. A ausência ou incompletude de etapas fundamentais pode criar o efeito casa de papel que sempre está prestes a desmoronar.
Ilustrando a importância do conhecimento fundamental, usaremos Flea, o renomado baixista do Red Hot Chili Peppers, como exemplo. Em 2008, apesar de seu imenso sucesso, Flea se matriculou na Universidade do Sul da Califórnia para estudar música. Reconhecendo que existem lacunas em seu conhecimento musical, ele buscou desbloquear seu potencial máximo mergulhando nestes fundamentos.
“Estudei música no nível mais básico quando era criança, nas escolas públicas de Los Angeles, com um pouco de instrução particular“, diz Flea. “Toda a minha carreira, tudo o que realmente fiz foi baseado em emoção e intuição em gravitar em direção ao que soa bem.“
Apesar de seu sucesso impressionante e da crença generalizada de que ele possue todo o conhecimento necessário para se destacar como artista e músico excepcional que ele é, Flea não conseguia deixar de sentir que algo crucial lhe escapava. Apesar de sua habilidade musical, havia um vazio não identificável em sua compreensão, levando-o a uma busca para desvendar as peças ausentes nos fundamentos. Essa busca visava fornecer insights essenciais que catalisaram sua evolução contínua e avanço artístico.
Flea levou muitos anos para entender o que estava faltando e provavelmente muitos outros anos para criar um plano e tomar ações. Para acelerar essa percepção e consequentemente agir, podemos considerar os seguintes passos:
- Comece com uma autoavaliação: Refletir regularmente sobre suas experiências, conquistas e desafios pode ajudar a identificar áreas onde você pode necessitar conhecimento ou habilidades. Faça perguntas sobre o que você aprendeu e o que ainda precisa aprender.
- A análise SWOT pode ser uma ótima ferramenta de avaliação.
- A análise SWOT pode ser uma ótima ferramenta de avaliação.
- Verifique o mercado: Engaje-se regularmente em pesquisa de mercado para se manter atualizado com as tendências, tecnologias e melhores práticas atuais. Identifique áreas onde nossos conhecimentos podem estar desatualizados ou incompletos.
- Benchmarking: Compare suas habilidades e conhecimentos com benchmarks ou padrões da indústria. Isso pode revelar lacunas que precisam de atenção.
- Participe de conferências curtas e cursos rápidos antes de se dedicar a treinamentos intensivos. Avalie o conteúdo abordado comparando aos seus conhecimentos para identificar áreas que precisam de exploração adicional.
- Benchmarking: Compare suas habilidades e conhecimentos com benchmarks ou padrões da indústria. Isso pode revelar lacunas que precisam de atenção.
- Não subestime o “Poder do Networking“.
Muitos de nós nos identificamos com os sentimentos de Flea – principalmente quando executamos uma tarefa de uma maneira específica apenas por intuição, carecendo de uma base teórica ou fundamental para justificar a decisão. Embora contar com a intuição seja valioso (como diz o ditado, “A intuição é prata”), abraçar o conhecimento adiciona uma camada de riqueza e precisão, elevando-o ao status de ouro.
Agora, abordando isso de uma perspectiva exploratória ou até ingênua, quais são as três principais vantagens de fortalecer o conhecimento fundamental?
- Aumenta a confiança, principalmente durante momentos turbulentos, melhorando a resolução de problemas focado em uma comunicação mais eficiente.
- Permite uma maior criatividade e inovação, promovendo a sustentabilidade da carreira, mesmo durante mudanças na indústria, flutuações econômicas e avanços tecnológicos, garantindo longevidade e relevância.
- Constrói mais confiança e credibilidade com colegas, clientes e superiores proporcionando as ferramentas para apoiar o crescimento da equipe.
Reconhecendo a necessidade de reavaliar nosso conjunto de habilidades e potencialmente adquirir ou revisitar habilidades fundamentais, surge uma nova pergunta: Como podemos empreender efetivamente esse esforço?
- Engajar-se com associações profissionais, comunidades online, meet-ups e eventos de networking oferece insights valiosos sobre tendências emergentes e oportunidades de aprendizado. Buscar aplicativos de aprendizado dedicados, participar de cursos presenciais e se envolver em webinars da indústria são maneiras adicionais de adquirir o conhecimento desejado.
- Reconheça que o conhecimento fundamental não está confinado a salas de aula ou telas de computador. Considere encontrar um mentor ou coach que possa oferecer orientação do mundo real para aprimorar suas habilidades.
- Adote a idéia de que ensinar é um processo recíproco – “O Processo de Ensino Também Pode Ser um Caminho de Aprendizado“. Compartilhe seu conhecimento para aprofundar sua compreensão e proficiência.
- Elaborar um portfólio de aprendizado torna-se crucial para mapear sua jornada, avaliar o crescimento e determinar o nível de dedicação a aspectos específicos do seu desenvolvimento.
Ao observar a humildade e o comprometimento de nossos ídolos com o crescimento profissional, ganhamos insights de como revisitar elementos fundamentais que, quando refinados, amplificam nossas chances de alcançar maior sucesso na vida.
Seja humilde, seja consciente, e seja gentil.
Bacana Alexandre