fbpx Skip to main content

Dynamic Mindset – Ideias instigantes que transformam – vem atravessando fronteiras e transpondo barreiras.

Em uma escola International Baccalaureate (IB) no sul da China,  alunos de diversas nacionalidades, tem trabalhado artigos do Instituto Dynamic Mindset, de forma a entenderem e compreenderem outras inteligências e culturas, como no texto “Gratidão” , de autoria do Mindsetter Cesar Cavalheiro Leite.  

Escolas do tipo IB visam o desenvolvimento de jovens investigadores, informados e solidários, que ajudam a criar um mundo melhor e mais pacífico através da compreensão e do respeito intercultural. Para esse fim, o IB trabalha com outras Escolas, Governos e Organizações Internacionais para desenvolver programas desafiadores de educação  e  avaliação rigorosa. Esses programas incentivam os alunos no mundo todo a se tornarem aprendizes ativos e solidários ao longo da vida, que compreendem que outras pessoas, com suas diferenças, também podem estar certas. Estes programas do IB formam alunos com mentalidade internacional que, reconhecendo-se como seres humanos e globais, estudam e compartilham seu aprendizado e sua responsabilidade com o planeta, ajudando a criar um mundo mais justo e funcional.  

Os programas centram-se no  perfil da comunidade IB, uma visão educacional holística e de longo prazo que fundamenta o continuum de educação do IB e põe o aluno no centro de todo o desenvolvimento. O perfil da comunidade IB  em ação fornece um conjunto de posturas em relação à aprendizagem que visa inspirar, motivar e dar foco aos alunos, professores e toda a comunidade, unindo-os em um único propósito. O desenvolvimento de habilidades aplicáveis em diversos setores e momentos da vida são o foco do desenvolvimento dos alunos, guiando a sua formação acadêmica e como seres humanos responsáveis pelo futuro da humanidade. Com este intuito, a aula de línguas (fotos em anexo) teve como objetivo focar em um International Mindset provendo aos alunos a oportunidade de aplicarem e desenvolverem suas habilidades linguísticas, ao analisarem o conteúdo e discutirem o referido artigo. A aula está publicada como exemplo no jornal comunitário da rede de escolas IB onde a mesma ocorreu. Esta atividade teve seu sucesso obtido no momento em que os alunos que nunca estudaram o idioma português identificaram o tema, audiência e propósito, discutindo também o uso de algumas figuras literárias reconhecidas pela proximidade nos idiomas originados do latim, transpondo assim as barreiras idiomáticas em uma comunicação universal. 

“Educamos hoje para um futuro desconhecido onde as habilidades precisam ser aplicáveis e transferíveis em vários contextos, enfatizando sempre a formação de cidadãos do mundo com uma consciência global em busca da paz e sustentabilidade do planeta”,

resume de forma inspiradora a Professora do IB responsável pelas atividades interculturais globais – Andrea Coutinho Bozzetti (https://www.linkedin.com/in/andrea-bozzetti-17493638/ ), brasileira de nascimento, com acervo de ter morado em vários lugares na Europa e Ásia e que atualmente vive na China, em Guangzhou, há mais de 10 anos 

Professora Andréa – como gosta de ser chamada – tem feito um incrível trabalho junto à comunidade na qual está inserida, tendo sido recentemente promovida a Coordenadora do IB Diploma Programa da escola Utahloy International School Zengcheng exatamente pelos aspectos inovadores, diferenciados e visão global que tem portado a seus jovens alunos na China. 

Dynamic Mindset sente-se honrado pelo uso autorizado de seus materiais e parabeniza a Professora Andréa pelo sensacional trabalho desenvolvido, que aproxima pessoas e nações.  

Students with different mother tongues analyzing an article written and published in Portuguese. They were able to identify the topic, audience, and purpose through the visuals and some similarities between Portuguese, English, and French words. The emojis and comments at the end of the article gave them perceptions of its popularity.

This was an international-mindedness activity showing that language skills can be transferred, and good communication overcomes the language barriers leading to it achieving its goal.

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

Instituto Dynamic Mindset

Descubra novas visões sobre inovação, liderança, sociedade, empreendedorismo através de artigos, entrevistas e palestras de diversos mindsetters sobre como estes temas impactam de diferentes formas no mundo em que vivemos.

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.