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Devido à complexidade em contratar, motivar e reter recursos humanos no cenário pós-covid, tenho debatido com importantes líderes sobre melhorias de processo, gerenciamento de projetos, sustentabilidade em operação e mudança de gestão. Olhando por uma visão mais macro, as conversas fluiram mais para um alinhamento de como fazer uma estratégia sólida e significativa do que melhoria de processos.

A palavra estratégia vem do grego, significando general militar. O general militar funcionava como um oficial estatal com ampla responsabilidade, focado em liderar o exército grego. Num contexto de negócios, estratégia sempre inclui decisões sobre qual mercado focar, quais produtos ou serviços  oferecer,  qual modelo usar para distribuição e precificação e quais artifícios promocionais e de marketing deverão ser usados. Uma estratégia bem desenhada tem como epicentro suportar a sua organização a alcançar seus objetivos, antecipando os desafios para torná-los boas oportunidades.

Para melhor entender estratégia e começar a conversar sobre Plano e Gerenciamento Estratégico, seguem algumas informações sobre os tipos de estratégia e suas principais características. O artigo “Four Key components of Corporate Strategy” (Os Quatro Principais Componentes da Estratégia Corporativa) escrito pela Universidade de Ottawa nos, traz informações interessantes e extraí as principais ideias para facilitar a sua vida.

Estratégia Corporativa: Quando bem definida, uma estratégia corporativa funcionará para estabelecer o valor de um negócio, definir metas estratégicas e motivar os funcionários a alcançá-las. É um processo contínuo que deve ser cuidadosamente criado para responder a condições adversas do mercado. Os seguintes componentes são necessários para desenvolver uma estratégia corporativa

  1. Visão
  2. Definição de Objetivo
  3. Alocação de Recursos
  4. Negociações e Parcerias Estratégicas

Estratégia de Negócio: Cascade define como sendo as atividades de planejamento e implementação estratégica que ocorrem para definir e orientar a direção de uma unidade de negócio. Estas atividades geralmente incluem como alcançar vantagens competitivas e criar “Customer Value” (valor ao seu cliente) em um mercado específico.

Estratégia Funcional:  É a abordagem que um departamento ou unidade de negócio adota para atingir a Estratégia Corporativa e de Negócios.

A Cascade apresenta este exemplo bem ilustrativo que esclarece bastante qual área deve endereçar qual assunto quando falamos de estratégia.

Strategy Levels

Muitos acreditam que a Estratégia Operacional deve fazer parte da Estratégia Funcional, mas existe uma diferença importante que me faz preferir tratá-la separadamente como um novo nível. Elas diferem em foco e escopo, pois a Estratégia Operacional se preocupa com funcionamento geral dos processos internos, enquanto a Estratégia Funcional com as atividades específicas das áreas funcionais individualmente. Por exemplo, uma estratégia de marketing pode incluir decisões sobre posicionamento de produto, precificação e promoção (Funcional), enquanto a estratégia financeira foca em decisões de investimento e gerenciamento de risco financeiro (Operacional).

O mais importante quando se fala em estratégia é entender em que nível você está trabalhando e como você pode contribuir para o sucesso da sua empresa, ajudando os outros a entender que “O todo é mais do que a soma das partes”. -Kurt Koffka

Agora que alinhamos a terminologia base para entendimento de uma estratégia, estamos pronto para falar sobre Planejamento Estratégico.

O Planejamento Estratégico é um processo no qual uma organização tem como objetivo mínimo definir onde está, para onde quer ir e como chegar lá. Pode ser feito em diferentes níveis e, conseqüentemente, existindo focos diferentes, para atender necessidades distintas com ao menos um objetivo comum, o sucesso da empresa.

Devido à sua possível complexidade e à crenças incorretas de que o Planejamento Estratégico deve abranger todos os aspectos de um negócio, empresas menores tendem a negligenciar essa importante etapa que certamente irá otimizar a possibilidade de sucesso. Um plano simples, ainda em desenvolvimento, é melhor do que nenhum plano.

Quando o planejamento estratégico em nível corporativo é inexistente, as ações de negócios tendem a ser desconectadas e ineficientes, gerando desperdício e confusão no nível funcional e gerando conflitos e aumento de risco no nível operacional.

O seguinte artigo da Harvard Business School traz três razões pelas quais o planejamento estratégico é tão importante e relevante para qualquer industria de diferentes portes. O que mais me chamou a atenção neste artigo, que reflete bastante com a minha forma de gestão, foi o fato de mencionarem que uma estratégia deve permanecer ágil e executável, o que significa que deve ser constantemente revisada e adaptada. Dito isto, seguem 3 modos/framework de planeamento que podem ser facilment usados para apoiar a sua estratégia:

  1. Módulo Básico
    1. Escreva a sua missão
    2. Identifique as metas da sua empresa
    3. Defina os passos que irão ajudar a alcançar suas metas
    4. Criar as ações para subir cada degrau
    5. Monitorar, controlar e revisar
  1. Tabela de Desempenho Balanceada (Balanced Scorecard)
Tabela de desempenho
  1. O Modelo Cascata
Modelo Cascata

Não importa o tamanho ou a complexidade da sua empresa, se você está prosperando ou lutando, reservar um tempo para criar um plano estratégico sólido, talvez simples, te dará suporte para ter visibilidade e meios para agir, em vez de reagir.

Esse assunto pode ser prolongado por muitos anos e ainda descobriremos que existem inúmeras maneiras de planejar a estratégia de seu departamento, negócio ou corporação. Quais são as ferramentas, métodos, modos que você se sente confortável em usar para estar a frente do seu mercado?

Seja estratégico, seja organizado, seja gentil.

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

Alexandre Oliveira

Engenheiro de formação, gerente de projetos por aptidão, consultor em melhoria de processos por paixão. Mais de 20 anos de experiência em automação, gerenciamento de projetos, gestão em tecnologia para empresas de diversos ramos buscando reduzir risco, aumentar rentabilidade e otimizar recursos.

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