Devido à complexidade em contratar, motivar e reter recursos humanos no cenário pós-covid, tenho debatido com importantes líderes sobre melhorias de processo, gerenciamento de projetos, sustentabilidade em operação e mudança de gestão. Olhando por uma visão mais macro, as conversas fluiram mais para um alinhamento de como fazer uma estratégia sólida e significativa do que melhoria de processos.
A palavra estratégia vem do grego, significando general militar. O general militar funcionava como um oficial estatal com ampla responsabilidade, focado em liderar o exército grego. Num contexto de negócios, estratégia sempre inclui decisões sobre qual mercado focar, quais produtos ou serviços oferecer, qual modelo usar para distribuição e precificação e quais artifícios promocionais e de marketing deverão ser usados. Uma estratégia bem desenhada tem como epicentro suportar a sua organização a alcançar seus objetivos, antecipando os desafios para torná-los boas oportunidades.
Para melhor entender estratégia e começar a conversar sobre Plano e Gerenciamento Estratégico, seguem algumas informações sobre os tipos de estratégia e suas principais características. O artigo “Four Key components of Corporate Strategy” (Os Quatro Principais Componentes da Estratégia Corporativa) escrito pela Universidade de Ottawa nos, traz informações interessantes e extraí as principais ideias para facilitar a sua vida.
Estratégia Corporativa: Quando bem definida, uma estratégia corporativa funcionará para estabelecer o valor de um negócio, definir metas estratégicas e motivar os funcionários a alcançá-las. É um processo contínuo que deve ser cuidadosamente criado para responder a condições adversas do mercado. Os seguintes componentes são necessários para desenvolver uma estratégia corporativa
- Visão
- Definição de Objetivo
- Alocação de Recursos
- Negociações e Parcerias Estratégicas
Estratégia de Negócio: Cascade define como sendo as atividades de planejamento e implementação estratégica que ocorrem para definir e orientar a direção de uma unidade de negócio. Estas atividades geralmente incluem como alcançar vantagens competitivas e criar “Customer Value” (valor ao seu cliente) em um mercado específico.
Estratégia Funcional: É a abordagem que um departamento ou unidade de negócio adota para atingir a Estratégia Corporativa e de Negócios.
A Cascade apresenta este exemplo bem ilustrativo que esclarece bastante qual área deve endereçar qual assunto quando falamos de estratégia.
Muitos acreditam que a Estratégia Operacional deve fazer parte da Estratégia Funcional, mas existe uma diferença importante que me faz preferir tratá-la separadamente como um novo nível. Elas diferem em foco e escopo, pois a Estratégia Operacional se preocupa com funcionamento geral dos processos internos, enquanto a Estratégia Funcional com as atividades específicas das áreas funcionais individualmente. Por exemplo, uma estratégia de marketing pode incluir decisões sobre posicionamento de produto, precificação e promoção (Funcional), enquanto a estratégia financeira foca em decisões de investimento e gerenciamento de risco financeiro (Operacional).
O mais importante quando se fala em estratégia é entender em que nível você está trabalhando e como você pode contribuir para o sucesso da sua empresa, ajudando os outros a entender que “O todo é mais do que a soma das partes”. -Kurt Koffka
Agora que alinhamos a terminologia base para entendimento de uma estratégia, estamos pronto para falar sobre Planejamento Estratégico.
O Planejamento Estratégico é um processo no qual uma organização tem como objetivo mínimo definir onde está, para onde quer ir e como chegar lá. Pode ser feito em diferentes níveis e, conseqüentemente, existindo focos diferentes, para atender necessidades distintas com ao menos um objetivo comum, o sucesso da empresa.
Devido à sua possível complexidade e à crenças incorretas de que o Planejamento Estratégico deve abranger todos os aspectos de um negócio, empresas menores tendem a negligenciar essa importante etapa que certamente irá otimizar a possibilidade de sucesso. Um plano simples, ainda em desenvolvimento, é melhor do que nenhum plano.
Quando o planejamento estratégico em nível corporativo é inexistente, as ações de negócios tendem a ser desconectadas e ineficientes, gerando desperdício e confusão no nível funcional e gerando conflitos e aumento de risco no nível operacional.
O seguinte artigo da Harvard Business School traz três razões pelas quais o planejamento estratégico é tão importante e relevante para qualquer industria de diferentes portes. O que mais me chamou a atenção neste artigo, que reflete bastante com a minha forma de gestão, foi o fato de mencionarem que uma estratégia deve permanecer ágil e executável, o que significa que deve ser constantemente revisada e adaptada. Dito isto, seguem 3 modos/framework de planeamento que podem ser facilment usados para apoiar a sua estratégia:
- Módulo Básico
- Escreva a sua missão
- Identifique as metas da sua empresa
- Defina os passos que irão ajudar a alcançar suas metas
- Criar as ações para subir cada degrau
- Monitorar, controlar e revisar
Não importa o tamanho ou a complexidade da sua empresa, se você está prosperando ou lutando, reservar um tempo para criar um plano estratégico sólido, talvez simples, te dará suporte para ter visibilidade e meios para agir, em vez de reagir.
Esse assunto pode ser prolongado por muitos anos e ainda descobriremos que existem inúmeras maneiras de planejar a estratégia de seu departamento, negócio ou corporação. Quais são as ferramentas, métodos, modos que você se sente confortável em usar para estar a frente do seu mercado?
Seja estratégico, seja organizado, seja gentil.