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Há muitos anos, numa antiga escola de ensino médio da Inglaterra, um coordenador ao organizar as planilhas dos alunos, sem querer e provavelmente pela correria, excesso de atividades, algo deste tipo, acabou por trocar as mesmas.

As planilhas eram muito importantes pois separavam os alunos pelo seu DESEMPENHO. Assim, os estudantes que no ano anterior tiveram excelente desempenho foram parar na lista dos alunos com baixo desempenho ou desempenho insatisfatório. E vice-versa.

O mais importante ainda era que estas planilhas orientavam os professores COMO DEVERIAM LIDAR com os alunos.

Acabou o semestre e só aí que o coordenador se deu conta do erro que havia cometido. Ele então resolveu ficar em silêncio e iniciar uma extensa análise sobre o que tinha ocorrido com todos naquele fatídico semestre.

Para sua perplexidade o que ele descobriu:

  • Os alunos que, no ano anterior, tinha sido considerados EXCELENTES, ao serem tratados como menos capazes, PIORARAM MUITO.

  • Os alunos que estavam com o desempenho INSATISFATÓRIO, ao serem tratados como excelentes, brilhantes, excepcionais, EVOLUÍRAM DE FORMA EXTRAORDINÁRIA!!

Então, o que de fato havia ocorrido com a aquela turma?

O que IMPACTAVA o DESEMPENHO dos alunos não estava na sua CAPACIDADE e sim na MANEIRA como eles ERAM VISTOS pelos professores.

Assim que os professores MUDARAM A FORMA DE VER SEUS ALUNOS, tudo mudou!!

ISTO É MUITO IMPRESSIONANTE!

Especialmente se, além da escola, olharmos para dentro dos NOSSOS LARES e verificarmos a forma como COMUNICAMOS para nossos filhos, nosso marido, esposa, companheiro, companheira.

Vamos olhar para NOSSOS COLABORADORES, NOSSOS LIDERADOS, COLEGAS DE TRABALHO, AMIGOS, com NOSSOS PARCEIROS DE ORAÇÃO/FÉ/ESPIRITUALIDADE, enfim… praticamente todas as pessoas que nos relacionamos, com qual linguagem?

Aquela que irá ELEVAR a pessoa que está ao seu lado para outro patamar ou a linguagem que vai levar ela para uma VIDA MEDIANA?

Você imaginou o quanto podemos interferir para MELHOR ou para PIOR na vida de cada SER HUMANO que está ao nosso lado?

E SOMENTE COM A NOSSA COMUNICAÇÃO?

“JÁ IMAGINOU VOCÊ TRATAR TODAS AS PESSOAS QUE VOCÊ SE RELACIONA, COMO SE ELAS FOSSEM AS MAIS INCRÍVEIS E EXCEPCIONAIS QUE VOCÊ JÁ CONHECEU?? O QUE DE FATO ACONTECERIA COM ELAS?”

INDO ALÉM… JÁ IMAGINOU VOCÊ SE CONSIDERAR UMA PESSOA INCRÍVEL, DOTADA DE DONS ÚNICOS QUE DEUS LHE DEU PARA REALIZAR IMPORTANTES MISSÕES/PROPÓSITOS NESTE PLANO?

A IMPORTÂNCIA DA CORRETA IDENTIFICAÇÃO DO QUE DEVE SER INTELIGÊNCIA

Levando em consideração que TODOS nós passamos, passaremos, iremos passar, muitos anos na grade padrão de ensino, com o exemplo acima, dá para corretamente supor e sem muitas dúvidas, o quanto este período pode influir no desempenho que seu filho terá na vida. E serve para você fazer uma autoanálise também: qual o desempenho que VOCÊ vem tendo…

Acrescentando ainda que na atual formação da maioria das escolas, digo maioria pois já existem escolas com linhas diferenciadas de raciocínio/conteúdo/ avaliações, os resultados são medidos com base em avaliações que, generalizando, se forem positivos somos inteligentes e assim seremos bem sucedidos, se forem negativos…

Sabemos porém que o SER HUMANO é bastante complexo, que pessoas com PERFIS COMPORTAMENTAIS bastante diferentes tem HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS distintas e isto não pode ser medido simplesmente pela nota que você tirou numa avaliação de uma matéria específica.

“Eu diria que em se tratando da construção de uma VIDA SISTÊMICA ABUNDANTE e de SUCESSO, esta perspectiva não tem a MENOR RELEVÂNCIA.”

No livro INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – A TEORIA REVOLUCIONÁRIA QUE REDEFINE O QUE É SER INTELIGENTE – Daniel Goleman cita uma entrevista com Howard Gardner – mais conhecido pela sua TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.

Gardner sustenta que as inteligências não são objetos que possam ser quantificados, e sim, potenciais que poderão ser ou não ativados, dependendo dos valores de uma cultura específica, das oportunidades disponíveis nessa cultura e das decisões pessoais tomadas por indivíduos e/ou suas famílias, seus professores e outros.

Na citação, extraída de uma entrevista que Gardner concedeu para Goleman, ele comenta:

“A maior contribuição que a educação pode dar ao desenvolvimento de uma criança é AJUDÁ-LA a escolher uma profissão onde possa melhor utilizar os seus TALENTOS, onde ela será FELIZ e COMPETENTE…”

E ele complementa ainda:

“Devíamos gastar menos tempo AVALIANDO as crianças e mais tempo AJUDANDO-AS a IDENTIFICAR suas aptidões e dons naturais e a CULTIVÁ-LOS. Existem centenas e centenas de maneiras de ser bem-sucedido e muitas, muitas aptidões diferentes que as ajudarão a chegar lá”

Howard Gardner

Assista esta história incrível de Thomas Edison:

A IMPOTÊNCIA INDUZIDA

O assustador nesta história que trouxe aqui, é o efeito negativo gerado, o que pode ser chamado de IMPOTÊNCIA INDUZIDA.

Esta é uma das razões porque muitos de nós, vivem uma vida abaixo, muitas vezes muito abaixo da sua CAPACIDADE INATA. Se quer a pessoa sabe que tem uma GRANDE CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO, pois foram anos de “CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM NEGATIVA”.

Abordei este aspecto “dentro da sala de aula” que já são muitos anos e muitas horas, mas e quantos de nós, ao chegar em casa, sofremos as mesmas consequências… Pais que submetem seus filhos a uma linguagem ABSOLUTAMENTE NEGATIVA, de BAIXO DESEMPENHO, VICIADA em PALAVRAS INCAPACITANTES:

A criança vai mal em uma matéria de exatas (Matemática, por exemplo), ela tem um PERFIL COMPORTAMENTAL INFLUENTE, mais voltado para “humanas” do que para “exatas”, chega em casa com uma nota ruim da prova, já tendo que lidar com todas as dificuldades PERFIL X COMPETÊNCIAS X FRUSTRAÇÕES e o pai ou a mãe:

QUE NOTA É ESTÁ?? PELO AMOR DE DEUS! MAS TU ÉS MUITO BURRO EM MATEMÁTICA!! CREDO!! NEM PARECE MEU FILHO.

Amigo, amiga, sinceramente, honestamente, e você ainda quer que seu filho seja um CAMPEÃO? Que ele, ali na frente, TRIUNFE NA VIDA?

CONDICIONANDO PARA O FRACASSO

Como TRIUNFAR, ter sucesso com um CONDICIONAMENTO destes??

Quando estudamos, quando estamos em casa com nossos pais, treinando com nossos colegas e treinadores, vamos aos poucos desenvolvendo uma ideia sobre quem acreditamos ser.

Se somos constantemente induzidos a acreditar que não somos bons (nos testes, avaliações, treinos, relacionamento familiar…) desenvolvemos um sentimento de INFERIORIDADE.

E assim passamos a ACREDITAR que:

  • Não adianta SONHAR GRANDE
  • Nunca serei RICO
  • Jamais serei CAMPEÃO
  • Não me vejo TITULAR de time algum
  • Não formarei uma FAMÍLIA descente
  • Jamais serei um COORDENADOR, GERENTE, DIRETOR…
  • Eu EMPRESÁRIO/EMPREENDEDOR? Piada né!
  • Nunca serei um VENCEDOR.

E tantos outros exemplos que poderia citar aqui.

Passamos a viver PASSIVAMENTE, aceitando que ESTA É A REALIDADE QUE VIVEMOS, mesmo causando em nós mesmos DOR e SOFRIMENTO.

Toda vez que você ver seu FILHO, seu LIDERADO, seu ATLETA em uma situação de AVALIAÇÃO onde ele foi mal, não se esqueça que a grande maioria das avaliações não medem uma série de características como:

  • RESILIÊNCIA
  • GARRA
  • INCONFORMISMO
  • PERSISTÊNCIA…

Características presentes em todas as pessoas que estiveram e estão neste mundo produzindo algo de MUITO VALOR!!

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

Deivis Rogerio Tavares

Especialista em Performance Pessoal e Profissional, Empresário, Consultor, Palestrante, Pai de Atleta. Mais de 20 anos de experiência profissional em Comunicação, Marketing e Vendas, Tecnologia da Informação, Inteligência Competitiva, Gerenciamento de Projetos e de Processos de Negócios, trabalhando em projetos dos mais variados portes e tamanho de empresas.

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