fbpx Skip to main content

Se você acompanha as notícias do mundo corporativo, certamente já se acostumou a ouvir frases como: “o mundo está mudando numa velocidade nunca vista” ou “a quantidade de informações que acessamos diariamente é equivalente à que Voltaire acessou durante toda a sua vida!”. Frases assim, em vez de nos inspirarem, muitas vezes causam aflição, angústia e incerteza.

A Inteligência Artificial (IA) chegou para ficar e está transformando tudo ao nosso redor. Mas, em vez de apenas observar essa revolução de longe, que tal entender como você pode se destacar nesse novo cenário? Acredite: seu jeito de pensar, suas vivências, a forma como você entende e reage ao mundo são mais importantes do que nunca.

IA: A Inteligência Artificial é uma ferramenta poderosa, mas…

A IA é incrível, não é mesmo? Ela realiza uma série de atividades que nós, humanos, nos treinamos – e até nos adestramos – para conseguir executar, como analisar dados, repetir processos e automatizar tarefas. Mas, sejamos sinceros, ela ainda não consegue conectar as coisas como nós. Sabe quando você precisa levar em conta a cultura de um lugar, as emoções das pessoas ou o contexto de uma situação? É aí que a inteligência humana ganha o seu espaço no jogo!


Durante o evento SXSW 2025, Helen Todd (da Creativity Squared) nos desafiou com uma nova lógica: “Não é mais o acesso à informação que nos diferencia, mas o que conseguimos imaginar e criar com ela.” Ou seja, bem-vindos à Era da Imaginação!
Pode parecer um paradoxo, mas a inteligência artificial nos demandará resgatar nossa inteligência humana, algo que, nas últimas décadas, possivelmente tentamos silenciar ou ao qual demos menor importância.

Sua bagagem faz toda a diferença

Pense em tudo que você já viveu, em todas as situações que enfrentou e superou – ou não – na sua vida. No que aprendeu com suas vivências e com outras pessoas. Cada livro que leu, cada viagem que fez, cada conversa que teve, cada experiência profissional… Tudo isso forma seu repertório, sua bagagem. E é essa bagagem que lhe permite entender o mundo de um jeito único, encontrar soluções criativas e se adaptar a qualquer situação.

Entendendo o contexto: a chave do sucesso

Sabe quando você precisa juntar as peças de um quebra-cabeça para entender a história completa? Entender o contexto é mais ou menos isso: conseguir conectar os pontos, enxergar os padrões e antecipar o que pode acontecer no futuro. Essa habilidade é fundamental para tomar decisões inteligentes, liderar equipes e inovar no seu trabalho.
Hoje, mais do que nunca, ideias, imaginação, contexto, repertório, presença e visão de padrões são o novo capital. Seu diferencial está na capacidade de transformar insights em realidades poderosas. E aqui vai uma dica extra: esteja aberto a aprender com todas as gerações, pois elas podem trazer perspectivas e conhecimentos valiosos para o seu repertório.

Como desenvolver essa tal de “Visão de Contexto”?

  • Curiosidade é tudo: Leia, assista a filmes, converse com pessoas diferentes, viaje, aprenda um novo instrumento, novas tecnologias, estude arte, desenvolva novas habilidades… Saia da sua zona de conforto e explore o mundo!
  • Seja crítico: Não aceite tudo que lhe dizem de primeira. Questione, analise e compare informações de diferentes fontes.
  • Escute de verdade: Preste atenção no que as pessoas dizem, observe suas expressões e tente entender o que está por trás das palavras.
  • Aprenda com a vida: Reflita sobre suas experiências, veja o que funcionou e o que não funcionou e use isso como aprendizado.
  • Peça opiniões (e queira de fato ouvi-las): Converse com amigos, colegas e mentores, e peça a opinião deles sobre sua forma de pensar e agir.
  • Desenvolva a sua resiliência emocional: Ser emocionalmente resiliente é conseguir gerenciar as emoções de forma eficaz e, frequentemente, emergir mais forte após enfrentar adversidades. Isso inclui muitas características, como: autocontrole emocional, aprender a ver o lado bom das situações, ser empático para compreender e conectar-se com as emoções dos outros, humildade para aceitar os erros e aprender com eles e, principalmente, ter uma postura proativa diante da própria vida.
  • Entenda a equação: cooperação flexível + habilidade de contar histórias de forma envolvente e persuasiva (bom storytelling) = novas oportunidades: Como cita Yuval Noah Harari em seu livro Homo Deus, o Homo sapiens se comporta de acordo com uma “cálida lógica social. Somos governados por emoções”. Essa nossa habilidade de conexão social, que é flexível e adaptável, acrescida da capacidade de criarmos, atribuirmos valores subjetivos e disseminarmos histórias, é que nos fez cooperar de maneira única na história. Isso terá ainda mais valor agora.

A ascensão dos Superworkers: Humanos e IA em sintonia

Para você, ser humano como eu, o desafio está em usar a IA para aprimorar a Inteligência Humana. Josh Bersin, uma das maiores referências globais em gestão de talentos e liderança, cunhou o termo Superworkers para descrever profissionais que utilizam a IA como uma ferramenta para potencializar suas habilidades e alcançar resultados extraordinários.
A proposta é que, em vez de temermos o avanço e possível substituição pela tecnologia, devemos aprender e nos tornar ainda mais valiosos, combinando nossa preciosa Inteligência Humana com o poder da IA.

Conclusão – A inteligência humana: seu superpoder na Era da IA

A IA não é o fim do mundo – muito pelo contrário! É o início de uma nova era de relações entre diferentes inteligências. A IA pode ser uma ferramenta incrível para lhe ajudar a alcançar seus objetivos e potencializar sua ação, compensando, inclusive, seus pontos mais frágeis.
Nesse novo momento histórico, a autenticidade será um fator importante. Mas como saber quem você é, e como ser intencional, se você só repete o que se apresenta para você? Ou sai replicando o que os outros (até a própria IA) escrevem ou falam para você?

Sua capacidade, como ser humano, de entender o mundo, de se conectar com as pessoas e de tomar decisões inteligentes é o que lhe diferenciará nesse novo cenário.

Respire! Olhe para o contexto e a história. Confie mais na vida, expanda seu repertório, reinvente-se, desenvolva habilidades, veja as situações por diferentes perspectivas, faça sua parte e prepare-se para um futuro repleto de novas oportunidades!

4 Comentários

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leandra Zamboni

Psicóloga, empresária, mentora de líderes com foco no desenvolvimento dos potenciais humano, profissional com mais de 25 anos de mercado, cujo propósito é trabalhar com pessoas para que se tornem protagonistas de sua própria existência, inovem nas suas ações e transformem o meio em que vivem. Minhas premissas de atuação são: Pessoas como base e foco, tecnologia como meio, crescimento integral, sistêmico e sustentável como visão. A experiência de ser empreendedora, consultora e executiva em organizações de tecnologia e de desenvolvimento humano, me proporcionaram a expertise em temas como: Inteligência emocional, empresas orientadas à valores, liderança integral, mentoria executiva e de business, mentalidade antifrágil, aprendizagem e transformação sistêmica e existencial. Co-fundadora da Esplendor - Plataforma de desenvolvimento humano e organizacional; articulista no Dynamic Mindset. Especialização em Gestão de Negócios (FDC), Especialização em Gestão da Informação e Documentação (UFSC), Especialização em Psicologia da Liderança (UESP – São Petersburgo/Rússia), Psicóloga (UFSC). Alguns cursos e formações: Ulab: Leading From the Emerging Future (MITx); Triple International Certification in Mentoring (Global Mentoring Group), CTT Certified Consultant (Barrett Values Centre), Formação em Logoterapia (Instituto de Psicologia e Logoterapia), Neurociência Aplicada ao Coaching , Consciência Sistêmica, Psicossomática e Analise fisiognomica e corporal, Coaching Professional