fbpx Skip to main content

John Boyd, foi piloto na guerra da Coreia. Reconhecido pela sua genialidade e inquietude criou a metodologia OODA (observar, orientar, decidir,agir). A história é simples, mas extremamente intrigante:  

1. Os americanos pilotavam os F-86, aviões ultrapassados, que ficavam devendo muito em relação aos super  tecnológicos, velozes e poderosos MIG 15(soviéticos); 

2. Curiosamente,  para cada caça americano perdido, eram abatidos 10 aeronaves soviéticas.  

3. John Boyd,  identificou um padrão a partir dos pontos fortes dos F-86: a)capacidade de frear;  b) realizar manobras com maior agilidade(o que gerava confusão e paralisava os inimigos); c) ampla visão que permitia aos pilotos norte americanos maior consciência situacional. 

Acompanhe meu raciocínio, o fato é que aviões mais antigos, derrubam aviões ultra modernos, em função das táticas utilizadas pelos pilotos americanos.  O primeiro recado é: não fique paralisado, surpreenda seu oponente. Pelo seu brilhantismo estratégico John Boyd, além de contribuir com a Força Aérea, foi alçado a consultor do Senado Americano, além de responsável para solucionar problemas complexos para empresas transnacionais. Sun Tzu, Rommel e Boyd, comprovam que estratégias militares, também valem para a política e os negócios. Agora, vem comigo, vamos mergulhar no túnel do tempo e voltar 100 anos. Estamos na 9º Companhia do exercito alemão, o vento frio nos faz  congelar nas trincheiras perto de Binarville, no nordeste da França.  Um jovem e audacioso tenente está no comando, seu nome: Erwin Rommel. Após avaliar a posição do exercito francês, toma consciência que sua tropa era absurdamente menor, ele escolheu o que ninguém faria: atacar de surpresa o inimigo.  A velocidade com que seu exercito avançou, paralisou os franceses. Rommel, venceu, os franceses fugiram. Assim como John Boyd,  ele acreditava que no campo de batalha movimentos rápidos causavam desorientação, confusão, trazendo  oportunidades imprevisíveis. A antecipação é  elemento-chave. O segundo recado é: quando você realiza o ciclo OODA de maneira mais rápida, faz com que seu adversário reinicie o próprio processo, dessa forma é sua a vantagem tática.  Agora, convido vocês a pousarem no planeta Brasil, estamos nos últimos dias  de março de 2021. Conselhos de administração e acionistas são implacáveis ao cobrar dos CEOs o  crescimento do negócio. John e Rommel, acreditavam que  grande derrota é psicológica, nasce do pânico ao  confrontarmos os concorrentes pelo inesperado. Se Rommel nao tivesse ido ao encontro dos franceses, consumiria todas as suas reservas, e por fim seria morto. A resposta não está apenas nas escolhas estratégicas que vocês faz, mas na forma como seus concorrentes reagirão aos seus movimentos. A herança genética, tradições culturais, experiências passadas, capacidade de análise e síntese definem a forma como iremos interpretar as informações. O que vemos pode ser totalmente diferente daquilo que entendemos e sentimos. Para finalizar reviste tudo que pensou até agora em relação aos movimentos estratégicos e táticos para 2021, não esqueça a história de cada um de nós nada mais é que a soma de infinitos loops. Quem provoca e age, com foco e determinação, sempre terá maiores oportunidades de paralisar seus concorrentes. 

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

João Satt

Estrategista – Idealizador da Metodologia SB/3C. Publicitário com especialização em marketing, professor e palestrante. Um dos profissionais mais premiados do País, tanto em eventos nacionais como internacionais. Painelista e Conferencista Nacional e Internacional. Jurado do The New York Festival na categoria de Efetividade em Marketing. Conquistou mais de 35 Top de Marketing – ADVB RS/SC/PR Publicitário do Ano em 1998, em 2007, recebeu o Prêmio Colunistas de Propaganda, em 2012, foi destaque empresarial do IBEF.  Fundador e CEO do G5.  O G5 é um ecossistema de empresas com foco na transformação de negócios a partir da inovação de valor com atuação em áreas como, Estratégia de Negócios e Marcas, Comunicação, Tecnologia, Produção Digital, Database Driven, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, Live Marketing. Fundador e sócio das seguintes empresas: - TWF/COMPETENCE - GTECH – Innovation Lab (DB Server) - STRONGER - GDATA - SUNBRAND