fbpx

Meu primeiro contato com o conteúdo deste livro, que tenho a satisfação de prefaciar, ocorreu em função de um convite da jornalista Patricia Knebel, quando trocávamos informações sobre tendências e impactos da inovação e das novas tecnologias na sociedade e no mundo do trabalho. Ao ler alguns dos artigos que compõem este livro, logo me chamou a atenção a participação de pessoas com formações e experiências tão interessantes quanto diversas, como Cesar Leite, Letícia Batistela, Sebastião Ventura e Adriano Amui, entre tantos outros mindsetters deste time.

Os temas que o livro aborda não poderiam ser mais atuais: a inovação, a liderança, o empreendedorismo e a sociedade. Sua riqueza está na diversidade de perspectivas e de abordagens dos autores sobre esses quatro temas condutores da leitura.

Para tentar uma aproximação dos impactos das novas tecnologias e a disrupção causada pelas inovações que estão transformando o mundo, os autores nos brindam com sua visão pessoal, alicerçada nas suas trajetórias profissionais e visão de futuro. São textos leves e rápidos, que permitem, em seu conjunto, uma visão plural dos temas abordados.

Ao ler os textos que compõem esta obra, diria que sobressai uma visão de um futuro que já se faz presente nas nossas vidas, com enormes mudanças que têm sua origem nas inovações tecnológicas e se projetam na sociedade transformando os agentes econômicos e sociais. São mudanças que geram seus efeitos nas pessoas, emergindo a necessidade de abordagens socioculturais e filosóficas; uma espécie de convergência não intencional de que o futuro (ou já o presente) do mundo onde vivemos é, na verdade, mais sobre as pessoas do que sobre a tecnologia.

Neste sentido, emergem na obra abordagens relativas ao futuro da sociedade, aos robôs e à Inteligência Artificial, às novas competências e habilidades requeridas, às transformações no mundo dos negócios, ao futuro do trabalho e às novas demandas na área da educação.

Em resumo, um verdadeiro mosaico de percepções dos diferentes autores sobre as temáticas selecionadas para a reflexão: a inovação, a liderança, o empreendedorismo e os impactos na sociedade.

São temas tão desafiadores como apaixonantes. Os diversos estilos literários dos autores trazem como traço comum a paixão e o desejo de se aventurar no desconhecido, um futuro que, mesmo já sendo presente nas nossas vidas, nos instiga e inspira a sonhar com um mundo melhor para as pessoas.

Para adquirir o seu exemplar do Dynamic Mindset, clique aqui!

Compartilhe este artigo:
Jorge Audy

Jorge Audy

Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da Pucrs

Ver mais conteúdos

Deixar um comentário