fbpx Skip to main content

Se eu ganhasse um real cada vez que ouço: “Precisamos apenas desta ferramenta para executar nosso trabalho adequadamente”, provavelmente estaria rico! Mas se eu tivesse que devolver esse real ao ajudar as pessoas a entender que a Otimização de Processos deve vir antes da implementação de uma nova solução, o saldo dessa conta seria bem perto de zero.

Neste artigo, falarei sobre o benefício da melhoria do processo comparado à obtenção de um novo hardware ou de tecnologia de ponta.

De acordo com o artigo intitulado “What is process improvement? A business methodology for efficiency and productivity” (tradução livre – O que é melhoria de processos? Uma metodologia empresarial para eficiência e produtividade), escrito para o Portal CIO por Sarah K. White, “A melhoria do processo envolve a prática de negócios em identificar, analisar e melhorar os processos existentes para otimizar o desempenho, atender aos padrões de melhores práticas ou simplesmente melhorar a qualidade e a experiência do usuário.” No artigo, Sarah compartilha importantes técnicas utilizadas para melhorar processos que ajudarão a organizar seus pensamentos e aumentarão a probabilidade de sucesso. Mas como convencer seus stakeholders e patrocinadores de que melhorar o processo é o primeiro passo para uma implementação bem-sucedida?

Para atingir esse objetivo, minha sugestão é seguir os três pontos-chave a seguir:

– Desenvolva confiança como a pedra angular para a realização (Trust, the Cornerstone to Achievement).

– Use exemplos do cotidiano para dar sustentabilidade para o seu modelo de mudança.

– Crie uma comunicação clara e objetiva, buscando uma abordagem ”ganha-ganha”.

A parte mais complexa de comprar um novo produto para cobrir deficiências é o fato de que velhos hábitos não morrem tão facilmente. Por esse motivo, se você iniciar uma mudança ignorando o fato de que os usuários não seguirão cegamente o novo processo, poderá ter problemas em sustentar tais mudanças.

O Papel da Evidência Usada na Tomada de Decisões criado pelo MIT e apresentado a mim pela Simon Fraser University Beedie no Technology Leadership Program é uma boa forma de entender como tomamos decisões e o que consideramos em cada “Função”. Estas funções são apresentadas em três níveis, onde a avaliação da sua decisão usa bases diferentes, sendo estas Evidência; Evidência combinada com Experiência; ou somente Experiência.

1. Evidência sustenta o Processo de Decisão para tomar a Decisão

  • A evidência forma a base da decisão e tem como maior risco uma tomada de decisão incorreta devido a utilização de um modelo inapropriado

2. As evidências, combinadas com a Experiência, sustentam o Processo de Decisão para informar a Decisão

  • A evidência é um entre vários contribuintes para a tomada de decisão. O maior risco é na definição de importância a ser dada por cada contribuinte (evidência ou experiência).

3. A Experiência sustenta o Processo de Decisão para apoiar a Decisão.

  • O maior risco está na tomada de decisão tendenciosa ou usando um falso consenso.

Combinando os dois procedimentos, Como Convencer seu Stakeholder com o Papel da Evidência Usada na Tomada de Decisão, você encontrará alguns resultados interessantes e uma capacidade de ganho na melhoria do processo mesmo antes de usar a nova ferramenta já escolhida.

Digamos que você trabalhe para uma organização que controla todas as solicitações recebidas por e-mail ou planilha Excel e o número de requisições seja maior do que o número de recursos humanos necessário para cuidar das atividades diárias. O departamento responsável recomenda a aquisição de um novo sistema que irá consolidar todas as informações, padronizando a comunicação com o solicitante e melhorando o tempo de resposta.

Parece uma ferramenta incrível, mas ela resolverá os problemas que se esperava? Provavelmente não e você afogará sua equipe que terá que gastar tempo para se adaptar a essa ferramenta e seus novos processos.

Nesta situação as etapas recomendadas são:

1. Crie confiança entre os envolvidos no processo. A confiança se ganha quando se executa processos menores ou traz-se exemplos de implementações similares que alcançaram resultados positivos. Nesse passo, compreende-se os benefícios do conjunto de melhorias de processo e mudança ou adaptação de ferramentas.

2. Crie replicadores para compartilhar e sustentar a sua visão. Esses replicadores devem ser pessoas que entendem os objetivos e estão prontos para auxiliar no marketing sobre os benefícios em seguir o seu projeto ou a sua liderança.

3. Ache evidências para sustentar a decisão tomada e reduzir o risco em sua implementação. Nesse exemplo, como a decisão de trocar ou melhorar a ferramenta já foi tomada, a Experiência sustenta o Processo de Decisão para apoiar a Decisão.

4. Torne a mudança parte da cultura empresarial. Use os pequenos sucessos alcançados para alavancar o processo mudança como parte da cultura de desenvolvimento.

5. Não deixe de comemorar os resultados, coletando os resultados de sucesso e compartilhando com os envolvidos.

Escolha ferramentas que irão otimizar os seus processos de forma cautelosa e analítica, considerando todos os prós e contras, e considere a melhoria de processo na sua implementação para evitar frustrações.

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Instituto Dynamic Mindset.

Alexandre Oliveira

Engenheiro de formação, gerente de projetos por aptidão, consultor em melhoria de processos por paixão. Mais de 20 anos de experiência em automação, gerenciamento de projetos, gestão em tecnologia para empresas de diversos ramos buscando reduzir risco, aumentar rentabilidade e otimizar recursos.

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.