Meu tio Salim veio do Líbano, com a família, fugindo da guerra em 1958. Chegou aqui alfabetizado em árabe e francês, mas não sabia ler, escrever ou falar em português. Foi acolhido pela comunidade que já estava aqui. Passou a vender gravatas na feira. Era agitado, divertido, chamava muita atenção e, mesmo sem falar português, conseguia “encantar” e vender muitas gravatas.
Quando eu ainda era criança, passava horas ouvindo as histórias do tio Salim. Ele falava da mudança para o Brasil e das dificuldades que a família enfrentou para se estabelecer, estudar e conviver com outra cultura e religião. Lembro que ele comentava do desespero da família quando faltava dinheiro e que, algumas vezes, eles pensaram em voltar, com uma ilusão de um Líbano que já não existia mais do jeito que eles imaginavam. Nesses momentos, ele usava um dos seus bordões famosos: “O passado já passou, o futuro ainda não existe, então, temos que viver este momento da melhor forma possível, porque é só o que temos”.
Ele me ensinou muito sobre inovação, evolução e mudanças, e a frase que me marcou foi: “Dago, habib, temos que ser 1% melhor todos os dias, só 1%, mas temos que fazer isso a cada novo dia, todos os dias”.
Essa frase ajudou a família a enfrentar os momentos mais desafiadores, e me ajudou muito na minha vida profissional. 1% por dia… parece pouco… faça as contas de quanto isso representa de melhoria por mês e por ano! O conforto de ter degraus de 1% faz com que a jornada pareça bem mais simples.
Tio Salim abriu uma loja de tecidos na 25 de Março, uma das principais ruas do comércio de São Paulo naquela época, e ainda importante hoje em dia. “Dago, habib, nossa loja é a que mais vende na região! Temos os melhores produtos, o melhor atendimento e flexibilidade para atender as freguesas do jeito que for melhor para elas”. Inovação não é só ter novos e melhores produtos e serviços, mas também buscar novas e melhores formas de atendimento e comercialização, e criar diferenciais.
Um chinês abriu uma loja em frente ao tio Salim e colocou a placa: “Vendo mais barato que o tio Salim”. No dia seguinte, o tio Salim colocou a placa: “Mulher bonita compra no tio Salim porque gosta de boa qualidade, as outras compram na loja do Chinês”. A brincadeira seria politicamente incorreta hoje em dia, mas naquela época deu certo, e mostrou os diferenciais. As clientes iam na loja do tio Salim porque ele tinha criado um ambiente interessante, com poltronas, café e damascos, e um mini-palco para as clientes desfilarem com os tecidos que estavam escolhendo. Os vendedores davam opiniões e ajudavam na compra. As clientes se sentiam importantes e tinham uma experiência fantástica.
Se o meu tio Salim ainda estivesse vivo, ele, com certeza, estaria utilizando o topo da tecnologia e inteligência artificial. Hoje temos tecnologias e possibilidades fantásticas. Talvez nos falte a criatividade de saber como usar esse arsenal tecnológico para inovar 1% ao dia. Como melhorar 1% na vida dos nossos colaboradores e dos nossos clientes. Como melhorar 1% nos produtos e serviços que colocamos no mercado. Como melhorar 1% em atendimento, suporte, formas de comercialização. Como melhorar 1% na operação da empresa, na contratação e gestão das pessoas.
Imagine cada um dos colaboradores da sua empresa melhorando 1% ao dia, a cada novo dia, todos os dias. Imagine todos nós acordando e pensando: “Qual será meu 1% de hoje?”.
Os processos, procedimentos, automações, tecnologias e inteligência artificial são apenas as ferramentas. Essas ferramentas vão te ajudar muito… mas sozinhas, elas não farão o 1%. Você sim faz o 1%, cada um de vocês, e todos vocês podem e devem.
Muito bom o artigo.